Cancelamento


Para Cancelar é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Entrar na dashboard da loja e acessar o menu lateral
  2. Categoria de Pedidos
  3. Pedidos > Estorno de créditos

Você será direcionado para tela abaixo onde ficam pendentes todos os cancelamentos:

No canto superior direito há o botão “novo estorno”, justamente quando há necessidade de cancelar um pedido.

Insira o número do pedido e clique em OK:

Preencha os respectivos campos conforme tela abaixo.

  • Valor a Cancelar: o sistema puxa automaticamente de acordo com o valor da compra do cliente.
  • Obs: o motivo que o pedido está sendo cancelado.
  • Motivo Cancelamento: será o status de onde o produto se encontra, podendo ser vários. Isso influenciará na situação do pedido.
  • Os mais usados são:

  • Pendente de devolução: Quando o produto não retornou ao deposito
  • Pedido cancelado: Quando o produto retornou e não há mais tratativa.

NSU:número sequencial único, ele é gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal. Quando compra pelo cartão o NSU é gerado automaticamente pelo sistema, caso não seja gerado, o campo pode ser preenchido com "."

Feito esse passo a passo, clique no botão confirmar.

O pedido será lançado na tela de estorno que foi ilustrada acima.

Busque o pedido:

O sistema irá localizá-lo individualmente:

Clique no botão indicado abaixo:

A tela abaixo irá abrir para que você finalize o cancelamento/estorno:

O campo para inserir o comprovante é o último passo a ser feito, você deve colocar o número do protocolo/solicitação que comprove que o estorno foi encaminhado para o cliente, podendo ser da operadora de cartão, depósito bancário, etc.

PRONTO! O pedido foi cancelado e o estorno efetuado. Lembrando que nas compras feitas no Mercado Livre orientamos que você confira dentro do pedido do marketplace que o cancelamento foi de fato realizado.

    Para ver a atualização da situação do pedido, vá ao menu lateral pesquisar o pedido.

  • Devolvendo: Significa cancelado, porém pendente de devolução.
  • Devolvido ou cancelado: Significa que o pedido já retornou ao CD e não há mais tratativa.
Última edição: 16/09/2019